MUNDO
Exército da Somália mata 76 militantes do Al-Shabaab após tentativa de ataque
  • Exército da Somália mata 76 militantes do Al-Shabaab após tentativa de ataque
Soldados do Exército da Somália celebram o resgate de grupo sequestrado pelo Al-Shabaab em maio de 2014 (Foto: Amison/Ramadan Mohamed)

Uma tentativa de ataque do Al-Shabaab terminou com 76 militantes mortos no sábado (3), na Somália. O exército respondeu à violência do grupo terrorista, filiado à Al-Qaeda, e capturou outros dez combatentes na região sudoeste do país africano, segundo informações da agência de notícias turca Anadolu.

Militantes investiram contra as bases militares de Bariire e Awdhigle, na região do Baixo Shabelle, no início da manhã com veículos carregados de explosivos. Antes de serem derrotados, os extremistas mataram diversos soldados e um oficial do Exército somali. Os nomes não foram divulgados.

Pouco antes, o Al-Shabaab teria disparado explosivos contra as aldeias vizinhas de Sabiid e Anole e detonado carros-bombas em Lafoole. O grupo também diz ter capturado veículos militares e matado 47 soldados no ataque à base de Bariire.

O distrito fica a 73 quilômetros da capital somali, Mogadíscio, onde cinco menores morreram em um atentado suicida também no sábado. As vítimas são quatro jovens e uma criança que estavam em um salão de chá, disse a polícia. Outros quatro menores ficaram feridos, noticiou a emissora francesa RFI.

Segurança frágil

A já frágil segurança na Somália se deteriorou desde os ataques que causaram o adiamento das eleições do país, previstas para 24 de janeiro. Na sequência, o vácuo de poder impulsionou ataques do grupo, vinculado à Al-Qaeda e ativo há pelo menos 16 anos.

Os extremistas controlam áreas no sul do país, onde é comum que soldados de paz da UA (União Africana) morram em emboscadas e bombardeios. Dados apontam que o Al-Shabaab esteve em 440 episódios violentos no país entre julho e setembro – o maior número desde 2018.

Sem as tropas norte-americanas, restam o Catar e a Turquia como aliados estrangeiros. A nação do Golfo Pérsico oferece dinheiro e ajuda humanitária, enquanto a Turquia treina cerca de 10 mil soldados.

06/04/2021/ 12:29:55
Outras Notícias
  • MMUNDO: Missionários cristãos dos EUA são sequestrados por gangue no Haiti
MMUNDO: Missionários cristãos dos EUA são sequestrados por gangue no Haiti
17/10/2021/ 13:58:28

Pelo menos 17 missionários cristãos americanos e suas famílias, incluindo crianças, foram sequestrados por uma gangue em Porto Príncipe, capital do Haiti, neste último sábado (16).A informação foi repercutida pela mídia dos Estados Unidos. The New York Times, Washington Post e CNN informaram que o sequestro acontece...

  • MUNDO: Nova York terá megashow em agosto para celebrar retomada à normalidade
MUNDO: Nova York terá megashow em agosto para celebrar retomada à normalidade
11/06/2021/ 12:49:01

Público estimado do evento, que acontecerá no Central Park, é de 60 mil participantesA vacinação avançada em Nova York, nos Estados Unidos, dará à população um presente além da imunidade contra a Covid-19.O prefeito Bill de Blasio organiza uma grande apresentação no Central Park para celebrar a retomada da normalida...

  • Índia registra recorde de 200 mil novos casos de Covid e passa de 14 milhões de infectados
Índia registra recorde de 200 mil novos casos de Covid e passa de 14 milhões de infectados
15/04/2021/ 08:44:12

O país de 1,3 bilhão de habitantes sofre uma grande segunda onda de infecções e se tornou o segundo do mundo a confirmar mais de 200 mil casos em um único dia em meio ao a festivais religiosos, desrespeito às medidas para combater a pandemia e hospitais lotados.O recorde absoluto ainda é dos Estados U...

  • OMS faz alerta quanto à transmissão e a letalidade do coronavírus no Brasil
OMS faz alerta quanto à transmissão e a letalidade do coronavírus no Brasil
12/03/2021/ 18:53:33

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, voltou a demonstrar nesta sexta-feira (12) preocupação com a grave situação da pandemia de Covid-19 no Brasil. O dirigente afirmou estar decepcionado com o desempenho brasileiro na gestão da pandemia, uma vez que o sistema de saúde nacional, o no...